Tribuna da Notícia :: O seu jornal na Internet!

Site do Jornal Tribuna da Notícia editado e publicado em Reserva-PR.

Final da colheita de Soja 2023

A safra de soja 2022/2023 foi finalizada no município de Reserva- PR. Esse ano foi uma colheita diferente de outras safras passadas, onde o fator clima e ocorrências de doenças fungicas impactaram diretamente na produtividade de algumas variedades cultivadas na nossa região.

Em relação ao clima, as chuvas favoreceram a cultura da soja, praticamente durante todo o ciclo vegetativo, porem o excesso de chuvas e falta de luminosidade prejudicou as variedades mais tardias reduzindo assim a produtividade da maioria das lavouras, principalmente as que foram plantadas no final de novembro. Já aqueles produtores que optaram por variedades mais precoces e efetuaram o plantio mais cedo foram beneficiados durante todo o ciclo vegetativo e reprodutivo com chuvas regulares e bem distribuídas.

A ocorrência do excesso de chuvas, ocorridas a partir da segunda quinzena de fevereiro e início de março não prejudicou essas variedades, pois elas estavam no final de ciclo, ou quase prontas evitando assim as perdas no aspecto fisiológico das plantas e na questão da pressão de doenças fungicas.

Outro fator que influenciou a queda na produtividade foi a alta incidência de doenças fungicas, principalmente a ferrugem que atingiu praticamente todas as lavouras da nossa região, favorecida pelas condições climáticas de alta umidade associada a dificuldade do produtor em efetuar as aplicações no momento correto devido as persistentes chuvas que ocorreram nesse período. Há muitos anos não ocorria uma pressão tão alta de ferrugem no nosso Estado. O resultado foi a queda na produção de modo geral em todas as lavouras.

O mercado de grãos também recuou no decorrer da colheita, devido a grande oferta no início da colheita, diferente de outros anos, onde o produtor vendia boa parte de sua produção antecipada através de contratos futuros. Isso levou a grande oferta no início da colheita somada com o fato de dificuldade na logística com lentidão de entrega nos portos de Paranaguá onde os contratos das tradings não eram cumpridos, gerando multas que incidiam nos contratos e consequentemente resultavam na queda dos preços no mercado afetando diretamente no bolso do sojicultor.

Os prêmios também trabalharam negativamente durante toda a colheita refletindo na queda de preços do grão no mercado. No início da safra o produtor ainda recebia R$ 150,00 a saca de 60 kg e no final da safra reduziu para R$ 130,00. Com isso grande parte dos produtores estão aguardando uma reação no mercado para efetuarem suas vendas, melhorando assim sua margem de rentabilidade no grão.

Engº Agronomo – Sergio Fumio Ouchi.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *