Tribuna da Notícia :: O seu jornal na Internet!

Site do Jornal Tribuna da Notícia editado e publicado em Reserva-PR.

FAEP realiza Seminário sobre solos e grãos em Tibagi

A Federação da Agricultura do Estado do Paraná – FAEP, realizou em Tibagi, do dia 29 de agosto, no Teatro Municipal, o Seminário de Produção de Grãos Sustentável; MIP, MID e Manejo de Solos. O evento que será realizado em 8 municípios do estado do Paraná, teve como local, na região dos Campos Gerais, a cidade de Tibagi.

O evento contou com apresentações do Dr. Adeney de Freitas Bueno, Entolomogista e Chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Soja, o qual falou sobre Manejo Integrado da Produção – MIP Produtividade e rentabilidade com sustentabilidade.

Na sequência a Dra. Claudine Dinali Santos Seixas, mostrou os resultados do manejo da ferrugem asiática da soja com o uso do coletor de esporos. Logo em seguida usou a palavra o Dr. André Mateus Prando, doutor em agronomia e pesquisador da Embrapa Soja, que falou sobre o uso de inoculante e coinoculação, utilização de Cobalto Molibidênio ( Co e Mo).

Na sequência falou-se do Programa estadual de recursos naturais e sustentabilidade, através do extensionista Richard Golba do IDR-Pr, com o tema Projeto: Manejo Conservacionista integrado de solos e água em microbacias piloto, dando sequência fez uma apresentação o representante da Fundação ABC, Gabriel Barth, que falou sobre plantas de cobertura e rotação de cultura: efeito nos indicadores biológica de qualidade de solo.

Concluindo as apresentações do dia fez sua fala a Dra. Neyde Fabiola Balarezo Giarola, representante da DESOLO-UEPG e coordenadora de projeto sobre Processo Hidrossedimentado nos Campos Gerais do Paraná – Uma pesquisa em rede.

O Presidente do Sindicato Rural de Tibagi, Mauricio Chizini Barreto, ressalta a importância de eventos como esse e a valorização que a FAEP tem dado o município de Tibagi, trazendo eventos e apoiando outros. “Tibagi tem sido prestigiada pela Federação que tem oferecido apoio a diversas iniciativas voltadas ao Agro, que propiciando a nossos produtores o conhecimento e o apoio necessários, trazendo grande satisfação essa aproximação com a Federação. Tibagi que sempre desponta entre os grandes na produção de grãos e outros cultivares, fica meio a margem quanto a valorização que merece a nível estadual e federal. Ver uma instituição como a FAEP nos atendendo e prestigiando traz muita satisfação”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *