Tribuna da Notícia :: O seu jornal na Internet!

Site do Jornal Tribuna da Notícia editado e publicado em Reserva-PR.

Servidores do IFPR entram em greve em Telêmaco Borba

Servidores do IFPR entram em greve em Telêmaco Borba

Mesmo parcial, adesão a movimento nacional tem impacto na rotina de cursos oferecidos no campi

Servidores do Instituto Federal do Paraná (IFPR), campi de Telêmaco Borba, estão em greve no município desde a segunda-feira (25/03). A paralisação foi aprovada após assembleia do Sindicato dos Trabalhadores da Educação Básica, Técnica e Tecnológica do Estado do Paraná (Sindiedutec/PR), realizada no início do mês. Entre as principais reivindicações da categoria estão a recomposição salarial dos profissionais técnicos e dos docentes, a reestruturação de carreira e o cumprimento do piso nacional da categoria. O movimento é nacional.

Em Telêmaco Borba, embora a adesão seja parcial, a greve tem afetado a oferta de aulas para cursos do Ensino Médio Técnico Integrado e do ensino superior. De acordo com o Comando de Greve local, a tendência é que a adesão dos servidores aumente com o passar dos dias. Nesta quarta-feira (27/03), representantes da paralisação no campi devem participar de uma reunião estadual sobre o movimento em Curitiba. A previsão é que novas orientações sobre a mobilização sejam divulgadas na próxima segunda-feira (01/04), após o recesso de Páscoa.

Negociação

A Reitoria do IFPR emitiu nota à comunidade, ainda na sexta-feira (22/03), informando estar ciente do direito constitucional de greve dos servidores e que as pautas elencadas pela categoria são legítimas. A gestão também informou que abrirá um canal de negociação e diálogo permanente com o Sindiedutec/PR, além de encaminhar junto a instâncias superiores as reivindicações dos trabalhadores e de garantir, após a greve, formas justas de reposição do trabalho, dentro dos parâmetros legais estabelecidos. “Ressaltamos que a valorização dos servidores é essencial para o desenvolvimento educacional das Instituições e que a garantia da oferta de educação profissional pública e de qualidade é uma causa que une a todos!”, afirma o comunicado.

Além da pauta salarial, os servidores reivindicam a garantia de reajuste de auxílio-alimentação, creche e saúde equiparado às carreiras do Legislativo e Judiciário, revogação da portaria 983/2020-MEC que impõe novas exigências das atividades docentes, e reconhecimento de saberes e competências na carreira dos técnicos administrativos dos Institutos Federais.

No Paraná, o IFPR tem unidades em 28 cidades. O campi de Telêmaco Borba atende aproximadamente 1 mil estudantes da região, incluindo estudantes de nível médio técnico e estudantes de nível superior.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *