Tribuna da Notícia :: O seu jornal na Internet!

Site do Jornal Tribuna da Notícia editado e publicado em Reserva-PR.

Colheita de Tomate em Reserva- PR

A colheita de Tomate no município de Reserva está em andamento onde produtores que efetuaram o plantio antes da primeira quinzena de agosto já está chegando a 60 % da sua lavoura já colhida . Porem grande parte dos Tomaticultores que efetuaram o plantio após a segunda quinzena de agosto estão praticamente no auge da colheita com excessão de alguns bairros que atrasou a colheita em função das condições climáticas. Lembrando que algumas localidades do nosso município, a exemplo de Lageadinho , Rio Novo e o município de Cândido de Abreu onde as mudas dessa cultura vão mais cedo para o campo, devido a condição climática ser mais quente  e permite a antecipação do plantio e que nesse ano as geadas não atingiram as lavouras e com isso as produtividades estão o acima da média histórica .

Com relação ao mercado, os preços pagos aos produtores tem sido remuneradores deixando uma margem de lucro que mantém o tomaticultor na sua atividade, já que estamos vivendo um momento econômico difícil devido as altas dos Insumos Agrícolas, combustíveis e outros itens que impactam diretamente no custo dos produtores. Na região onde o plantio e um pouco mais tardio, na segunda quinzena de agosto em diante , as alterações nas temperaturas, com entradas de frentes frias que diminuíram as temperaturas locais e prejudicou a planta na fase inicial de florescimento onde o abortamento de flores foram bem significativas. Consequentemente observa-se uma quantidade menor de frutos nos pés de tomate principalmente no terço inferior , reduzindo assim as produtividades.

A demanda continua aquecida, com excessão a semana do feriado do dia 15 de novembro, e os preços vem se mantendo no patamar de R$ 80,00 a R$ 90,00 a caixa de 23 Kg. O clima tem contribuído com o bom andamento da colheita e esperamos um boa safra até a semana do Natal onde a demanda do tomate aumenta consideravelmente em todo o país.

Engº Agrônomo- Sergio Fumio Ouch

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *