Tribuna da Notícia :: O seu jornal na Internet!

Site do Jornal Tribuna da Notícia editado e publicado em Reserva-PR.

Saúde e bem estar- Ômega 3 e seus benefícios

Cleide Vidal Hoinocz Farmacêutica CRF-PR 21811, Pós-graduada em Farmácia Estética.

Olá queridos leitores!

O Ômega 3 ou popularmente “óleo de peixe”, se tornou muito conhecido pelos benefícios comprovados para controlar níveis de colesterol, glicemia e também por prevenir doenças cardiovasculares. Hoje estudos comprovam que esses benefícios vão além, mas o nosso corpo não produz o nutriente, precisamos consumi-lo através da alimentação ou suplementação.

O que é ômega 3?

O ômega 3 é um nutriente muito importante para o bom funcionamento do organismo. Essa substância é um ácido graxo, ou seja, um tipo de gordura boa.

O ômega 3 tem essa denominação porque é formado por três ácidos graxos: eicosapentaenoico (EPA), docosahexaenoico (DHA) e alfa-linolênico (ALA). Porém, as substâncias mais conhecidas e em grande parte responsáveis pelos benefícios do ômega 3 são o EPA e o DHA.

Principais fontes de ômega 3:

Origem animal: salmão; arenque; sardinha; atum; anchova; cavalinha; pescadinha; pescada branca; lambari e corvina.

Origem vegetal: óleo de linhaça; semente de linhaça, semente de chia, óleo de canola; noz e óleo de soja.     

Suplementos de Ômega 3: existe Ômega 3 industrializado na forma de suplemento contendo os ácidos graxos EPA E DHA, o ideal é consultar um nutricionista para indicar o produto conforme necessidade de cada um,nas Farmácias você encontra várias marcas,converse com um farmacêutico (a) de confiança para tirar suas dúvidas sobre essas diferenças.

Alguns benefícios comprovados do ÔMEGA 3:

Para diabéticos: Alguns estudos mostram que o ômega 3 pode ajudar a reduzir os níveis de açúcar no sangue por melhorar a resistência do hormônio insulina, podendo ser um importante aliado no tratamento do diabetes tipo 2.

Em um estudo, a ingestão de cápsulas com 1g óleo de peixe (com 430 mg DHA + 60 mg EPA) por 3 meses, mostrou que os níveis de insulina no sangue foram reduzidos nos participantes, indicando que o uso de suplementos de ômega 3 podem ajudar a prevenir a diabetes.

Para pele: O ômega 3, especialmente o DHA, é um componente das células da pele, responsável pela saúde da membrana celular mantendo a pele macia, hidratada, flexível e sem rugas. Assim, ao consumir ômega 3 é possível manter essas características da pele e a sua saúde.

Além disso, o ômega 3 ajuda a proteger a pele dos danos do sol que podem causar envelhecimento ou câncer de pele, já que possui efeito antioxidante.

Na musculação: Algumas pesquisas sugerem que o EPA e o DHA podem melhorar o desempenho no treino. Um estudou viu que oito semanas de suplementação com EPA e DHA desempenharam um papel protetor contra a função do nervo motor, atenuando o dano muscular após contrações excêntricas (quando o músculo alonga sob tensão de pesos). Isso ocorre devido às suas propriedades antiinflamatórias que ajudam a proteger contra o declínio da força e da amplitude de movimento. Em outro estudo, homens que ingeriram suplementação de Ômega 3 diariamente por 8 semanas conseguiram manter mais a força muscular durante o treino de musculação. Além disso, experimentaram menos edema muscular do que aqueles que tomaram um placebo (substância química inativa).

No funcionamento cerebral: O ômega 3 é um nutriente muito importante para as funções cerebrais, pois 60% do cérebro é constituído por gordura, especialmente ômega 3. Então, a deficiência dessa gordura pode estar associada à menor capacidade de aprendizado ou memória. Dessa forma, aumentar o consumo de ômega 3 pode ajudar a proteger as células cerebrais garantindo o bom funcionamento do cérebro, melhorando a memória e o raciocínio.

No combate da depressão: O ômega 3 protege as células do cérebro, melhorando sua atividade, levando a um aumento de substâncias responsáveis pelas emoções, pelo humor e bem estar como serotonina, dopamina e noradrenalina.

Assim, o ômega 3 ajuda a prevenir, combater e auxilia no tratamento da depressão, diminuindo os sintomas depressivos, as perturbações do sono e a falta de apetite sexual, que são sintomas comuns da depressão.

No combate a doenças cardiovasculares: O ômega 3 ajuda a reduzir o colesterol ruim e os triglicerídeos, que são responsáveis por formar placas de gordura nas artérias, o que promove um melhor funcionamento das artérias e ajuda a evitar infarto, arritmia, insuficiência cardíaca e derrame cerebral.

Além disso, o ômega 3 ajuda a aumentar o colesterol bom, a controlar a pressão sanguínea e a reduzir os danos nas células, mantendo os vasos sanguíneos saudáveis.

Na inflamação: O ômega 3 tem propriedades anti-inflamatórias que podem ser muito úteis no tratamento da doença inflamatória intestinal ou artrite reumatóide, por exemplo, pois reduz a produção de substâncias inflamatórias como os eicosanóides e as citocinas. Além disso, a ação antiinflamatória do ômega 3 ajuda a prevenir os danos celulares que podem levar ao aparecimento de câncer.

Mitos sobre o ômega 3

 “Toda gordura pode fazer mal para o coração, inclusive o ÔMEGA 3”

A verdade: um dos benefícios mais bem estabelecidos do Ômega 3 é que ele está relacionado à saúde cardiovascular. É correto que algumas gorduras, quando em excesso, podem fazer mal à saúde do coração. No entanto, isso não inclui o Ômega 3. Estudos de longo prazo demonstram consistentemente uma associação entre a maior ingestão de EPA e DHA e o menor risco de desenvolver doenças cardiovasculares, especialmente doença cardíaca coronariana e infarto do miocárdio. O efeito cardioprotetor do Ômega 3 provém da modulação de uma série de fatores de risco, como colesterol no sangue, pressão arterial, freqüência cardíaca e inflamação.

 “Todo suplemento de Ômega 3 é igual”

A verdade: É importante entender quem nem todos os Suplementos de Ômega 3 são iguais. Suas diferenças não estão apenas no preço e na embalagem. Existem alguns critérios relevantes para analisar origem, concentração, pureza, conservação, presença de certificações, entre outros parâmetros que indicam a sua qualidade. Além do mais, algumas marcas desse ácido graxo não possuem o certificado IFOS (International Fish Oil Standards), que é a instituição de referência mundial na garantia de pureza da matéria-prima que comprova a ausência de metais pesados no Ômega 3 (válido somente para fontes de peixes). Nunca deixe de verificar se o suplemento de Ômega 3 que você usa tem o certificado IFOS.

“Os peixes são as únicas fontes de Ômega 3”

A verdade: embora os peixes sejam a principal fonte desse ácido graxo, eles não são a única. Na verdade, as fontes originais de Ômega 3 são as algas marinhas.Os peixes se alimentam de algas e se tornam ricos nesse ácido graxo também. Para aquelas pessoas que não consomem quantidades significativas de peixe regularmente, para vegetarianos ou para aqueles que têm preocupações com os poluentes do oceano, existem suplementos de DHA/EPA à base de algas. Exemplo: o Ômega 3 da Ocean Drop é um suplemento feito a partir de algas marinhas.

Dúvidas sobre o Ômega 3 e seus benefícios? Venha até a Farmácia Doutor Desconto, estamos á disposição para atendê-los. Pensou Farmácia? Pensou Doutor Desconto!

Gilson Van Haandel, farmacêutico CRF/PR 24703

Cleide Vidal Hoinocz, farmacêutica CRF/21811. Pós-graduanda em Farmácia Estética

Sigam-nos nas redes sociais

Instagram: @doutordesconto

Facebook: Farmácias Doutor Desconto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *