Tribuna da Notícia :: O seu jornal na Internet!

Site do Jornal Tribuna da Notícia editado e publicado em Reserva-PR.

Retrospectiva de 2022 na Agricultura

Retrospectiva de 2022 na Agricultura

O ano de 2022 foi marcada pelas incertezas no mercado de fertilizantes provocada pela grave guerra entre Rússia x Ucrânia que colocou em risco o abastecimento desse importante insumo e elevou a cotação no mercado mundial, refletindo no preço interno com altas expressivas impactando diretamente nos custos de produção das lavouras da safra de inverno e verão deste ano.

Porém o mercado de adubo voltou a recuar no segundo semestre, principalmente pela baixa demanda, já que grande parte dos produtores anteciparam as compras temendo a escassez de fertilizantes.

  O clima também não favoreceu a safra de soja devido as chuvas irregulares e mal distribuídas reduzindo a produtividade em muitos locais onde as plantas se encontravam no estádio de maior exigência hídrica. 

Na cultura do Tomate a safra de 2022 não foi tão expressiva, devidos as oscilações no mercado de venda, onde o mercado esteve em alta somente no início da safra, recuando no decorrer da colheita, porem o produtor alcançou uma média de preços que no final pagaram os custos de produção e deixaram uma margem de rentabilidade suficiente para ele continuar atuando no segmento que e uma das mais importantes economicamente no nosso município. 

Nesse segundo semestre com o plantio de tomate no campo, o clima chuvoso e com baixas temperaturas em plena primavera, afetou o desenvolvimento vegetativo e reprodutivo do que consideramos o primeiro plantio da safra verão e consequentemente uma redução na produção de frutos da alto calibre e qualidade.  

O mercado pagou bem no início da safra, porém a exigência do consumidor vem afetando a colheita na fase final da cultura onde os frutos são menores e consequentemente nesse momento os preços ficam abaixo do esperado pelo produtor. 

Resumindo, no balanço geral   o ano de 2022 foi um desafio para a maioria dos agricultores e mesmos com algumas adversidades tanto climático como no mercado de fertilizantes o segmento segue persistente para uma melhoria nesse ano de 2023.

                                                                Engº Agronomo – Sergio Fumio Ouchi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *