Tribuna da Notícia :: O seu jornal na Internet!

Site do Jornal Tribuna da Notícia editado e publicado em Reserva-PR.

Saúde e bem estar- Síndrome de Burnout: Você já ouviu falar?

Cleide Vidal Hoinocz Farmacêutica CRF-PR 21811, Pós-graduada em Farmácia Estética Avançada.

Olá queridos leitores.

Na matéria passada, escrevi sobre o Janeiro Branco que é o mês da conscientização da saúde mental, nessa edição vamos entender que a Síndrome de Burnout é um distúrbio emocional que resulta no desequilíbrio da saúde mental, vamos conhecer os sintomas, diagnóstico, tratamento e por que ela afeta nossa vida em diversas áreas e por isso a importância de atenção e tratamento.

O conceito de Burnout surgiu nos Estados Unidos em meados dos anos 1970, para dar explicação ao processo de deterioração nos cuidados e atenção profissional nos trabalhadores de organizações. Ao longo dos anos, essa síndrome tem se estabelecido como uma resposta ao estresse laboral crônico integrado por atitudes e sentimentos negativos. (Revista Brasileira de Medicina do Trabalho).

 O que é Síndrome de Burnout?

Síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional é um distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastante, que demandam muita competitividade ou responsabilidade.  A principal causa da doença é justamente o excesso de trabalho.

Como é o diagnóstico da Síndrome de Burnout?

Em primeiro lugar, é preciso que o paciente acometido com a síndrome reconheça que precisa de ajuda para superar as dificuldades que enfrenta no momento.

A família, amigos e colegas são importantes para ajudar a entender que a pessoa nessa situação precisa de ajuda profissional.

Um psicólogo ou psiquiatra consegue realizar o diagnóstico da Síndrome de Burnout por meio de diálogo, que envolve a análise do histórico e do relato do paciente, sua relação com o trabalho e a realização profissional.

Sintomas:

O sintoma típico da Síndrome de Burnout é a sensação de esgotamento físico e emocional que se reflete em atitudes negativas, como:

•Ausências no trabalho;

•Agressividade;

•Isolamento;

•Mudanças bruscas de humor;

•Irritabilidade;

•Dificuldade de concentração;

•Lapsos de memória;

•Ansiedade;

•Depressão;

•Pessimismo;

•Baixa autoestima.

Dor de cabeça, enxaqueca, cansaço, sudorese, palpitação, pressão alta, dores musculares, insônia, crises de asma, distúrbios gastrintestinais são manifestações físicas que podem estar associadas à síndrome.

Tratamento:

O tratamento de quadros como esse inclui orientação psicológica ou psiquiátrica, e pode combinar terapias e medicamentos, conforme cada caso.

Porém a principal e mais urgente medida é o afastamento do trabalho para descanso e alívio dos sintomas, uma vez que ele é o ambiente causador do problema.

Quais os profissionais que mais sofrem com a Síndrome de Burnout?

Segundo a Isma Brasil, cerca de 33 milhões sofrem com a síndrome, além disso, existem algumas profissões que se destacam como as principais causadoras do Burnout.

Lembrando que são as condições de trabalho que influenciam no desenvolvimento da doença e não a profissão em si. Confira a lista de profissões em que o Burnout é mais comum:

Jornalistas, profissionais da saúde, professores, advogados, executivos, bancários, atendentes de telemarketing e profissionais da área de RH

Como evitar a Síndrome de Burnout?

Conheça seus limites e estabeleça uma rotina tranqüila.

Descanse e tire um tempo de lazer com sua família e quando estiver de folga desconecte-se do trabalho evitando falar sobre ele e se possível desligue o celular.

Tire férias uma vez por ano, viaje se possível ou cuide da sua casa nesse tempo, das suas coisas e de você.

Faça alguma atividade física que seja prazerosa, alimente-se da forma mais saudável possível, estabelece o mesmo horário para dormir todos os dias.

Esteja sempre com quem você gosta e evite pessoas tóxicas e se tiver algum sintoma da Síndrome de Burnout procure ajuda o quanto antes.

Dúvidas sobre a Síndrome de Burnout? Venha até a Farmácia Doutor Desconto, estamos á disposição para atendê-los. Pensou Farmácia? Pensou Doutor Desconto!

Gilson Van Haandel, farmacêutico CRF/PR 24703

Cleide Vidal Hoinocz, farmacêutica CRF/21811, pós-graduada em Estética Avançada.

Sigam-nos nas redes sociais

Instagram: @doutordesconto

Facebook: Farmácias Doutor Desconto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *