Falece o vereador Wilson de Holleben

Faleceu por volta das 01h00 o senhor Wilson de Holleben aos seus 86 anos. O velório aconteceu na Câmara Municipal. As 16 horas foi realizada uma celebração, e o sepultamento as 17 Leia Mais »

Eleições 2016 – Cidadãos podem participar da fiscalização do processo eleitoral. Saiba como

Nas eleições deste ano, a exemplo de pleitos anteriores, os eleitores podem desempenhar um papel fundamental para a lisura do processo, por meio da fiscalização de condutas ilícitas. Somente relacionadas ao pleito Leia Mais »

Governo do Estado reduz fila de espera por ressonância magnética

O Governo do Paraná está ampliando o acesso de pacientes do SUS a exames especializados na região Noroeste. Graças a uma parceria com a Santa Casa de Maringá, mais de 400 exames Leia Mais »

Sindicato Rural de Reserva leva associados à Expointer

Sindicato Rural de Reserva, realizou no dia  28 de agosto de 2016,  visita à  39ª EXPOINTER, em Esteio / RS.    Participaram da viagem, 50 pessoas sendo estas, Agropecuaristas, líderes sindicais, entre outros. Leia Mais »

Cultura do Trigo em Reserva-PR

Neste ano de 2016 a cultura de Trigo vem se desenvolvendo muito bem na nossa região! Como a cultura se desenvolve  melhor em  condições climáticas com baixas temperatura, e o  inverno neste Leia Mais »

Coligação Renova Reserva realiza primeira reunião na cidade

A Coligação Renova Reserva realizou na noite deste sábado, dia 27, a primeira reunião desta eleição em Reserva.    Os reservenses presentes acompanharam as propostas do candidato a prefeito Gersinho, do candidato a Leia Mais »

Deputado Diego Garcia visita Reserva e traz seu apoio para Gersinho e Antonio Cruz

O deputado federal e presidente estadual do Partido Humanista da Solidariedade Diego Garcia esteve em Reserva na quarta-feira, dia 24 de agosto. Diego Garcia foi recepcionado pelos candidatos a prefeito Gersinho, pelo Leia Mais »

Caminhada da Semana do Excepcional acontece em Reserva

Terça- Feira, dia 23, aconteceu pela manhã uma caminhada na avenida Coronel Rogério Borba dos alunos e colaboradores da Escola Especial Mãos de Luz, (APAE) fazendo parte da Semana Nacional da Pessoa Leia Mais »

 

Falece o vereador Wilson de Holleben

reserva-pr-vereador-wilson-de-holleben

reserva-pr-vereador-wilson-de-hollebenFaleceu por volta das 01h00 o senhor Wilson de Holleben aos seus 86 anos. O velório aconteceu na Câmara Municipal. As 16 horas foi realizada uma celebração, e o sepultamento as 17 horas no Cemitério da cidade. Wilson Holleben era vereador em Reserva, conhecido por toda população, ocupou o cargo por 11 mandatos.

Telêmaco Borba e Ortigueira recebem Programa Casa Aberta da Eletrosul

telemaco-borba-pr-eletrosul-programa-casa-aberta-20092016

telemaco-borba-pr-eletrosul-programa-casa-aberta-20092016
Mais de mil estudantes são beneficiados por palestras sobre uso racional e seguro da energia

Uma das principais ações da Eletrosul na área de responsabilidade social, o Programa Casa Aberta alcançou mais de mil alunos de 27 escolas públicas de Telêmaco Borba e Ortigueira. A atividade itinerante apresentou ao público informações sobre o uso racional e seguro da energia elétrica, nos dias 20 e 21 de setembro.

Eleições 2016 – Cidadãos podem participar da fiscalização do processo eleitoral. Saiba como

reserva-pr-eleicoes-2016

reserva-pr-eleicoes-2016Nas eleições deste ano, a exemplo de pleitos anteriores, os eleitores podem desempenhar um papel fundamental para a lisura do processo, por meio da fiscalização de condutas ilícitas. Somente relacionadas ao pleito municipal de 2012, o Ministério Público do Paraná ajuizou 136 ações resultantes de procedimentos preparatórios e de inquéritos civis. Grande parte desses processos teve origem na iniciativa de cidadãos que denunciaram situações irregulares. A compra de votos, a boca de urna e a propaganda política irregular estão dentre as condutas ilícitas mais comuns.
Qualquer pessoa que tiver conhecimento de ocorrências ilegais durante a campanha eleitoral ou no dia das eleições pode informar o fato diretamente ao Ministério Público Eleitoral (MPE) de sua cidade ou região. Os representantes do Ministério Público nos municípios são os promotores de Justiça eleitorais. Acesse o hotsite sobre as Eleições 2016 e saiba como denunciar irregularidades, além dos cargos eletivos em disputa, o que os candidatos podem ou não fazer durante o período de campanha e dicas para o exercício do voto consciente.

Crimes eleitorais – A compra de votos é um dos crimes mais comuns descritos na Lei Eleitoral. Trata-se da oferta, promessa ou entrega de bem (dinheiro, material de construção, reforma de estradas, doação de combustível, cestas básicas etc) ou vantagem (promessa de emprego, favorecimento comercial, atendimento médico) com o objetivo de obter o voto do eleitor. Basta a mera promessa, ainda que o bem ou vantagem não sejam efetivamente entregues ou recebidos pelo eleitor, para configurar a conduta ilícita.

Destaca-se também que, no dia da eleição, é proibido o uso de alto-falantes e amplificadores de som ou a promoção de comício ou carreata, além da arregimentação de eleitor ou a propaganda de boca de urna. Não é permitida ainda a divulgação de qualquer espécie de propaganda de partidos políticos ou de seus candidatos, mediante publicações, cartazes, camisas, bonés, broches ou dísticos em vestuário.

Outro crime previsto em lei é a concentração de eleitores visando o fornecimento de refeições no dia da eleição e o transporte a quem reside fora da zona eleitoral, desde o dia anterior até o posterior à eleição. Na data do pleito, para coibir essas irregularidades, a Justiça Eleitoral coloca veículos à disposição dos eleitores da zona rural e pode fornecer refeições, quando imprescindível, em caso de absoluta carência de recursos. Não é incomum, no entanto, que moradores da zona rural sejam transportados por cabos eleitorais e, após o voto, recebam lanche e transporte de volta para suas casas.

O derrame ou chuva de santinhos é outra prática irregular recorrente que acontece normalmente na véspera das eleições, mediante o espalhamento proposital de grande quantidade de material de propaganda pelas vias públicas. As penas previstas variam desde a detenção de seis meses a um ano até a prestação de serviços à comunidade e o pagamento de multa. Conheça outros crimes eleitorais.

O que fazer – Ao identificar uma irregularidade, o cidadão deve informar corretamente o nome do candidato, o local onde está acontecendo o comportamento ilícito e, se possível, coletar ou indicar provas e testemunhas. Fotos, gravações, cópias de documentos ou papéis comprometedores, mensagens de e-mail e o depoimento de testemunhas podem ajudar a provar que determinado candidato ou partido político está atuando de forma ilegal.

Os fatos podem ser comunicados diretamente aos promotores eleitorais, aos juízes eleitorais ou à polícia. Confira o endereço e o telefone dos promotores eleitorais que atuam em sua comarca.

Assessoria MP-PR

Unicesumar abre inscrições para vestibular em Maringá, Curitiba e Ponta Grossa

Em Ponta Grossa, será realizado o primeiro vestibular, para 13 cursos presenciais

A partir deste dia 06, estão abertas as inscrições para o Vestibular 2017 da Unicesumar no campus de Maringá, Curitiba e Ponta Grossa. São oferecidos 49 cursos presenciais no campus sede, em Maringá, 16 em Curitiba e 13 em Ponta Grossa. A prova acontece no dia 30 de outubro.

Polícia apreende motos e armas

A Polícia Militar divulgou que na manhã do dia 30 de agosto, uma ação conjunta com a Polícia Civil culminou na prisão de um elemento autor de roubos e tráfico de drogas na cidade. Em cumprimento ao mandando de busca e apreensão em duas casas onde esse elemento frequenta, foi localizado um revólver calibre 38 com numeração suprimida, certa quantidade de maconha e duas motocicletas uma com queixa de furto. Mais uma vez as forças policiais da cidade mostram à população que Reserva não é terra sem Lei.

Governo do Estado reduz fila de espera por ressonância magnética

Aparelho de Ressonância Magnética da Santa Casa de Maringa.
Maringa,12/08/2016
Foto:Venilton Küchler
Aparelho de Ressonância Magnética da Santa Casa de Maringa. Maringa,12/08/2016 Foto:Venilton Küchler

Aparelho de Ressonância Magnética da Santa Casa de Maringa.
Maringa,12/08/2016
Foto:Venilton Küchler

O Governo do Paraná está ampliando o acesso de pacientes do SUS a exames especializados na região Noroeste. Graças a uma parceria com a Santa Casa de Maringá, mais de 400 exames de ressonância magnética são feitos por mês na rede pública de saúde. A expectativa é reduzir significativamente o tempo de espera por este tipo de procedimento na região.

De acordo com o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, a medida beneficia a população dos 30 municípios da 15ª Regional de Saúde. Por mês, são ofertados 200 exames para pacientes residentes em Maringá e outros 200 para moradores das demais 29 cidades. “Isso agiliza bastante o atendimento e evita que pacientes tenham que ser encaminhados para outras regiões”, destacou Caputo Neto.

Uma das pacientes atendidas na semana foi Maria Madalena Rocha, 70 anos, moradora de Santa Fé. Com suspeita de lesão neurológica, a aposentada esperava desde fevereiro pelo exame. “Estava marcado para Curitiba, mas era muito complicado ir para lá. Depois de um mês nos falaram que haviam encontrado uma vaga em Maringá e hoje estamos aqui, bem mais perto”, disse a filha da paciente, Elinéia Freitas Rocha.

APOIO – A parceria com a Santa Casa está em vigor desde julho deste ano. O aparelho de ressonância magnética em operação foi adquirido com recursos do Governo do Estado. O investimento foi de R$ 3,1 milhões. Em contrapartida, a Santa Casa construiu um moderno centro de imagem, com atendimento pelo SUS.

Em um mês, 370 pacientes do SUS já foram atendidos. Segundo a Secretaria Municipal de Marialva, por exemplo, a oferta de exames para pacientes da cidade subiu de dois para 15 procedimentos por mês. “Pessoas que há meses aguardavam pelo exame agora estão podendo ter acesso a diagnósticos mais precisos”, explicou o diretor da 15ª Regional de Saúde, Jales Cardoso.

INTERNADOS – O equipamento também garante um atendimento mais ágil e qualificado em situações de urgência, pois evita que os pacientes internados no hospital tenham que ser deslocados para ter acesso ao exame. “Antes, o procedimento tinha que ser feito em clínicas conveniadas, fora do hospital” explica o superintendente administrativo da Santa Casa de Maringá, José Pereira. Da AEN.

Sindicato Rural de Reserva leva associados à Expointer

reserva-pr-sindicato-rural-leva-associados-a-expointer-28082016

reserva-pr-sindicato-rural-leva-associados-a-expointer-28082016

Sindicato Rural de Reserva, realizou no dia  28 de agosto de 2016,  visita à  39ª EXPOINTER, em Esteio / RS.    Participaram da viagem, 50 pessoas sendo estas, Agropecuaristas, líderes sindicais, entre outros.

Cultura do Trigo em Reserva-PR

reserva-pr-serginho-ouchi-cultura-trigo-28082016

reserva-pr-serginho-ouchi-cultura-trigo-28082016

Neste ano de 2016 a cultura de Trigo vem se desenvolvendo muito bem na nossa região! Como a cultura se desenvolve  melhor em  condições climáticas com baixas temperatura, e o  inverno neste ano foi mais definido, favoreceu  assim toda a fase  de desenvolvimento vegetativo da cultura! 

Coligação Renova Reserva realiza primeira reunião na cidade

reserva-pr-reuniao-gersinho-27082016-vila-martins

reserva-pr-reuniao-gersinho-27082016-vila-martins

A Coligação Renova Reserva realizou na noite deste sábado, dia 27, a primeira reunião desta eleição em Reserva.    Os reservenses presentes acompanharam as propostas do candidato a prefeito Gersinho, do candidato a vice-prefeito Antonio Cruz  e dos candidatos a vereadores.

Projeto aumenta em 40% a produtividade do leite e é debatido no Sudoeste

O secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, e o presidente da Emater, Rubens Niederheitmann, participaram nesta quinta-feira (25), em Francisco Beltrão, de encontro com lideranças e representantes de organizações que integram a cadeia produtiva do leite no Sudoeste. Eles vão discutir estratégias para a solução de entraves que ainda afetam a sustentabilidade e rentabilidade da atividade.